7 de ago. de 2010

China investirá US$ 15 bilhões em automóveis ‘verdes´ nos próximos dez anos

O governo chinês investirá mais de 100 bilhões de Yuan (US$ 14,8 bilhões) em seu nascente setor de automóveis ambientalmente amigáveis nos próximos dez anos, reportou o Shanghai Securities News na quarta-feira.

Segundo uma minuta do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, 60 bilhões de Yuan serão investidos no desenvolvimento de tecnologias para a economia de energia, diz o jornal citando fontes anônimas.

O restante estaria reservado para financiar a construção de infra-estrutura para dar apoio a uma frota de veículos mais limpos em determinadas cidades, entre outros projetos.

O governo quer incentivar entre três e cinco grandes fabricantes de automóveis eficientes e dois a três fabricantes de peças que possam atendê-los, completou o jornal.

Em junho, Pequim revelou planos para oferecer subsídios nacionais de 3 mil Yuan pela compra de carros com motores 1.6 ou menores e que consumam no mínimo 20% menos combustível do que os padrões atuais.

O programa deve abranger mais de 4 milhões de veículos até 2012, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal órgão de planejamento econômico do país.

A China também dará subsídios para compradores de carros elétricos e híbridos plug-in em cinco cidades selecionadas, incluindo Xangai.

A medida visa despertar o interesse dos consumidores por automóveis que utilizem menos energia e gerem menos poluição do que os modelos tradicionais, mas não deve dar um empurrão significativo no setor a curto prazo devido aos altos custos das baterias e redes de recarga e manutenção ainda inadequadas no país, alegam analistas.

Reuters

Nenhum comentário: