6 de ago. de 2010

Aquecimento Global

O problema do aquecimento global surgiu quando o homem passou a desenvolver novas tecnologias e a queimar combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, para fazer máquinas e indústrias funcionarem. O resultado foi o aumento da emissão de gases que causam o efeito estufa, que consequentemente, passou a "segurar" mais calor próximo à superfície.

O Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estima que a temperatura média global possa aumentar de 2ºC a 4,5ºC até o final deste século. Em setembro de 2006, a Nasa demonstrou que as temperaturas globais estão muito próximas das mais quentes em milhares de anos. Nas últimas três décadas, a Terra esquentou 0,6ºC, o que eleva para 0,8ºC o total de aquecimento anormal observado no século 20.

Isso faz com que a temperatura média atual seja a maior dos últimos 12 mil anos. Um aquecimento de mais 1ºC seria o mais alto do último milhão de anos, pelo menos. "Se o aquecimento alcançar mais 2ºC ou 3ºC, provavelmente veremos mudanças que tornarão a Terra um planeta diferente do que conhecemos hoje. A última vez que ela esteve tão quente foi no Plioceno, há 3 milhões de anos, quando o nível do mar era 25 metros acima do atual", disse James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa.

Nenhum comentário: