27 de mai. de 2010

Pnuma apoia redução das emissões de carbono na Copa do Mundo

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e a Organização Global do Meio Ambiente, GEF na sua sigla em inglês, vão apoiar projetos para reduzir as emissões de carbono durante a Copa do Mundo da África do Sul. Além disso, eles irão contribuir com os esforços do Brasil na conservação da biodiversidade.

A Organização Global do Meio Ambiente destinou US$ 1 milhão, o equivalente a R$ 1,86 milhão, para a instalação de painéis solares para iluminação pública, semáforos e outdoors e painéis eletrônicos nas proximidades de estádios em seis cidades que irão sediar jogos da Copa na África do Sul.

Segundo o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, 'grandes eventos esportivos representam oportunidade de mostrar as qualidades das soluções e construir conhecimento sobre o tema, nas partidas de futebol e através da mídia'. A chefe da GEF, Monique Barbut, afirmou que a intenção é ajudar autoridades locais a optar pela proteção de recursos e geração de empregos.

O Pnuma e a Organização Global do Meio Ambiente vão também apoiar a melhoria da gestão de dados sobre a biodiversidade do Brasil. O país detém entre 15% e 20% da vida animal e vegetal do mundo, segundo a agência da ONU. O objetivo é disponibilizar os dados online e de forma gratuita através do Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileiro. O acesso ao conteúdo deve contribuir para a tomada de decisões sobre o assunto.

Renata Pedini - Rádio ONU

Nenhum comentário: