4 de set. de 2010

A Iniciativa Economia Verde do PNUMA (1)

O PNUMA lançou a Iniciativa Economia Verde em outubro de 2008 para apresentar evidências fortes e convincentes que poderiam dar suporte a um plano global de transição para uma economia verde - que fosse dominada por investimentos e consumo de bens e serviços de promoção ambiental.

A Iniciativa examinará o retorno econômico, geração de renda, criação de empregos e redução da pobreza, que podem ser alcançados por meio de investimentos em uma nova geração de recursos, incluindo tecnologias limpas e eficientes, energias renováveis, produtos e serviços baseados nos ecossistemas e na biodiversidade, manejo de químicos e resíduos, bem como a construção ou adaptação de "cidades verdes", com edifícios ecologicamente corretos.

A Iniciativa extenderá a base de conhecimento existente sobre investimento e consumo verde a partir de uma perspectiva macroeconomica e global e contrubuirá com recomendações para fomentar o processo de mudança. Tais contribuições promoverão uma transição justa e equitativa para uma economia verde que beneficie os empresários, os trabalhadores, o meio ambiente e o público em geral.

A pesquisa sobre Economia Verde proverá orientação aos criadores de políticas e outras partes interessadas influentes e destacará o papel essencial dos governos em investir e criar as condições necessárias para sua implementação.

A Iniciativa Economia Verde é liderada pelo PNUMA e conta com uma ampla gama de parceiros da ONU, dos setores institucionais, privados e da sociedade civil. Nela também se baseia a iniciativa "Empregos Verdes", que envolve a cooperação entre o PNUMA, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Confederação Sindical Internacional (CSI) e a Organização Internacional de Empregadores (OIE).

Nenhum comentário: