22 de out. de 2011

IV Fórum da Terra debate mudanças climáticas

Mudanças climáticas, desastres naturais, energia renovável e economia verde são alguns dos temas que serão discutidos no IV Fórum da Terra, que acontecerá no dia 25 de outubro, no auditório da Firjan, uma iniciativa da ONG Saber Global. O tema será “Mudanças Climáticas e os Desafios do Século XXI". O evento reunirá empresários, consultores, professores, estudantes, pesquisadores, técnicos, gestores e representantes de prefeituras, ONGs e movimentos sociais. Serão 6 seções temáticas, com transmissão simultânea através das redes sociais.

Entre os objetivos do Fórum estão construir conhecimentos sobre o impacto das mudanças climáticas; discutir os efeitos das mudanças climáticas globais sobre as cidades e suas conseqüências para sustentabilidade do ecossistema; reunir atores ambientais para definir estratégias conjuntas de mitigação dos impactos das mudanças climáticas; buscar manter elevada as fontes de energia renováveis; promover a disseminação do plano nacional sobre mudança do clima na sociedade brasileira, entre outros.

Um documento síntese dos debates desenvolvidos no IV Fórum da Terra, com as conclusões e recomendações sobre as principais ações a serem implementadas relativas aos impactos das mudanças climáticas nas cidades, será encaminhado aos órgãos competentes dos governos Federal, Estadual e Municipal, e ainda, às organizações que colaboraram para a realização do evento.

Palestras

O IV Fórum da Terra tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para uma reflexão sobre os problemas decorrentes das mudanças climáticas globais, causadas pela emissão de gases geradores do efeito estufa, sobretudo o aquecimento global e a relevância da formação de uma nova cultura baseada no desenvolvimento sustentável. O Fórum é dividido em seis seções temáticas: Política climática – perspectivas para o Brasil; Energias renováveis; Resíduos sólidos; Desastres naturais; Mercado de carbono e Economia verde.

O evento contará com a participação do representante do Ministério das Minas e Energia, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético - Altino Ventura Filho, do Secretário Estadual de Meio Ambiente Carlos Minc; do secretário Municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz; do Presidente do Instituto Brasil Pnuma, Haroldo Mattos, do Secretário do Meio Ambiente de Nova Friburgo - Eduardo De Vries, do representante da COPPE ,Cordenador Executivo do IVIG, Marcos Freitas e Demostenes Barbosa da Base Energia Sustentável,de Joel Scala da FIA/USP, entre outros convidados.

O IVFórum será disponibilizado na internet, possibilitando, além do acompanhamento, em tempo real, a interatividade via web em todos os painéis temáticos, nos endereços: www.twitter.com/forumdaterra ou www.forumdaterra.blogspot.com

Click aqui e confira a programação completa: www.forumdaterra.blogspot.com

Conheça o site oficial do evento: www.saberglobal.com.br/forumdaterra

Acompanhe as notícias através do blog: http://www.forumdaterra.blogspot.com/ e do twitter.com/forumdaterra .





Nenhum comentário: