10 de jan. de 2011

Mudanças Climáticas: e eu, o que posso fazer?

Deixar o carro em casa e, se o trajeto for curto, for andando ou de bicicleta (isso é bom para o meio ambiente e para a saúde). Embora seja verdade que para conter as mudanças climáticas é necessário chegar a um acordo global vinculante pelo qual os governos do mundo se comprometam a limitar a quantidade de gases de efeito estufa, a contribuição de cada indivíduo, com a mudança de alguns hábitos, também é extremamente importante.

BBC Mundo - Diversos especialistas consultados pela BBC Mundo acreditam que a influência que as ações individuais podem ter – tanto pelo poder de compra que tem os cidadãos (que elegem ou descartam um bem ou serviço que pode ser prejudicial para o meio ambiente) como pela capacidade de pressionar e escolher políticos que, em último caso, são os que farão possíveis o alcance de um acordo para frear as emissões de CO2.

Então, o que você pode fazer? Tudo depende dos meios a seu alcance e de o quão disposto você está em mudar seu estilo de vida. Aqui segue uma lista das cinco coisas mais importantes que poderá ser implementada individualmente – elaborada com a ajuda do Greenpeace, a organização ambientalista 350.org e o autor do “Guia para uma vida mais verde”, Mark Lynas – e que requer um esforço relativamente menor em relação aos benefícios que geram.

1 – Não desperdice eletricidade: para reduzir o consumo, não deixe as luzes acesas nos ambientes onde não há ninguém e não deixe os aparelhos, como a TV, em standby, pois consomem cerca de 9% de energia que se utiliza em casa. Além disso, agasalhe-se em case no inverno para a menor utilização do aquecimento, e se vista com roupas mais leves para usar menos o ar condicionado.

2 – Deixe seu veículo em casa e use o transporte público: Se o percurso a ser realizado não é distante, vá de bicicleta ou andando. Assim, não estará somente cuidando do meio ambiente, mas também melhorando seu condicionamento físico.

3 – De vez em quando, renova os aparelhos domésticos por outros mais modernos: Por exemplo, se precisar mudar de geladeira, assegure-se que a nova seja de classe A ou superior, pois isso irá consumir muito menos energia. Troque suas lâmpadas tradicionais por aquelas que consomem menos – apesar de serem mais caras, sua durabilidade é de oito vezes mais e gastam cerca de 80% a menos de energia do que os tradicionais.

4 – Na hora de comprar, escolha produtos locais, de temporada e de produção ecológica, já que a agricultura, através do desmatamento, é um dos setores que mais contribui para a produção de gases de efeito estufa.

5 – Exerça seu direito como cidadão e pergunta aos políticos o que eles estão fazendo para limitar as emissões de CO2. Além disso, com o seu voto, poderá apoiar ou não os líderes que são a favor da assinatura de um acordo vinculante para evitar o aumento da temperatura global.

Portanto, as organizações ambientalistas acreditam que não é somente importante mudar certos hábitos, mas também difundir a mensagem e apoiar as iniciativas locais que ajudam a resolver o desafio frente às mudanças climáticas e seus impactos. E você, está de acordo com essas sugestões? Tem outras melhores, ou medidas mais eficazes? Nesse caso, leia o blog e envie suas opiniões no formulário. http://www.bbc.co.uk/blogs/mundo/blog_de_los_editores/

Nenhum comentário: