26 de out. de 2010

Reino Unido promete bilhões para crescimento verde

O Reino Unido reservará 3 bilhões de libras (US$ 4,72 bilhões) para financiar tecnologias de baixo carbono como parte de uma revisão com objetivo de cortar o seu déficit no orçamento, anunciou o governo na quarta-feira.

O governo disse que acabará com meio milhão de cargos públicos e aumentará a idade de aposentadoria em uma medida para cortar gastos.

“Como no resto do setor público, tomamos decisões difíceis, mas continuamos no caminho para cumprir a nossa proposta de ser o governo mais verde”, comentou o secretário de Mudanças Climáticas e Energia Chris Huhne.

O ministro das Finanças George Osborne prometeu 1 bilhão de libras para investimentos em uma unidade demonstrativa de captura e armazenamento de carbono em escala comercial em uma usina de energia da Iberdrola como parte da meta britânica se tornar líder mundial em tecnologias limpas.

Além disso, o governo se comprometeu a financiar mais quatro usinas. Projetos de energia eólica em alto mar receberiam mais 200 milhões de libras.

Osborne comentou que o governo reservaria mais 1 bilhão de libras para o Banco de Investimentos Verdes (its Green Investment Bank - GIB) e 860 milhões de libras para incentivar o uso de energia renovável no aquecimento de residências e empresas.

Apesar da quantia para o GIB ser menor do que os 6 bilhões de libras planejados originalmente, Osborne espera que o setor privado e aplicações futuras do governo complementem o total.

Reuters

Nenhum comentário: