14 de jul. de 2010

Secretário-Geral da ONU pede que Cúpula do G-20 foque no crescimento verde e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A Organização das Nações Unidas solicita que os líderes das vinte nações mais industrializadas e desenvolvidas do mundo concentrem as suas estratégias para a recuperação econômica no crescimento verde, no desenvolvimento sustentável e nas necessidades dos mais vulneráveis.

Em uma carta endereçada aos líderes que compõem o Grupo dos 20 (G-20), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu apoio em iniciativas que sustentarão os esforços para a recuperação e, simultaneamente, reforçarão a estabilidade econômica, a sustentabilidade ambiental e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Secretário-Geral também assinalou, em sua carta, que o alto nível de desemprego, os preços crescentes dos alimentos e de commodities e as desigualdades persistentes vêm contribuindo para um aumento substancial da fome, pobreza e tensões sociais relacionadas.

Nos dias 26 e 27 de junho, os líderes do G-20 se reunirão em Toronto, no Canadá. Outra cúpula está planejada para acontecer no mês de novembro em Seoul, na República da Coréia.

Em setembro deste ano, Ban Ki-moon reunirá líderes mundiais em uma cúpula em Nova Iorque, para que se comprometam a concretizar ações para atingir os ODMs - que abrangem desde a redução da pobreza e da fome até o incentivo à educação primária e à saúde - até 2015.

O relatório de 2010 sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, seus progressos e lacunas, foi lançado em junho de 2010 pelo Secretário-Geral e oferece uma perspectiva sobre a posição do mundo para o alcance dos mesmos.

Pnuma/Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

O Ban Ki-Moon está certo. A mudança climática e o aquecimento global vão atingir prioritáriamente os mais pobres. é preciso dar destaque a esta campanha da ONU.