22 de abr de 2010

O MUNDO COMEMORA O DIA DA TERRA

O Dia Mundial da Terra assinala-se hoje, numa altura em que parte da população mundial enfrenta várias situações desastrosas, tais como sismos, cheias e a desertificação.

O Dia da Terra foi institucionalizado em 1970, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

É festejado anualmente em 22 de Abril e desde 1990 outros países passaram a celebrar a data.

A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias sobre o seu “nascimento”. É o sexto corpo do Sistema Solar e terceiro planeta a partir do Sol. É ainda o quinto maior e mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar, sendo o maior e o mais massivo dos quatro planetas rochosos. Além disso, é também o corpo celeste mais denso do Sistema Solar. Ela é também chamada de Mundo ou Planeta Azul.

A Terra tem 510,3 milhões de quilometros quadrados de área total, e 97 % é composto por água (1,59 bilhões de quilômetros cúbicos). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50 % de água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre é calculada em cerca de 1.000 quilometros de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição actual dos continentes.

O ponto mais alto da Terra é o Everest, no Nepal, com 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por três grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A população humana actual da Terra é de aproximadamente seis bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.

O equilíbrio do planeta depende da consciência que o mundo tenha da sua importância. Pois nem todos os seus recursos naturais, são renováveis.
" Angop - Agência AngolaPress"

Nenhum comentário: