9 de out. de 2009

Educação Ambiental no "II FÓRUM DA TERRA"

Um dos temas que serão debatidos no primeiro dia do "II FÓRUM DA TERRA" (22/10), é "Educação Ambiental na Mudanbça do Clima - expectativas e desafios". Na mesa do debate, estarão Declev Reyner Ferreira (Rede Brasileira de Educação Ambiental / Instituto Baía de Guanabara) e Joel Scala (Fundação Instituto de Administração/Universidade de São Paulo-USP).

Dentro desta temática, publicamos, abaixo, artigo incluído nos anais do recém-realizado VI FÓRUM NACIONAL DO MEIO AMBIENTE/XVI SEMANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (entre os dias 31/05 e 03/06/2009, em Santa Rosa, Rio Grande do Sul).

"Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global no Enfrentamento dos Efeitos das Mudanças Climáticas: uma Proposta ao Brasil". Este artigo, de autoria de Alexandre de Gusmão Pedrini (doutor em Ciências Humanas e professor da UERJ), aborda o modelo de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (EASS) sob a perspectiva do Brasil.

"O Brasil possui vários instrumentos legais, como políticas, programas e planos, tanto na área ambiental como nas Mudanças Climáticas (MCs) e na educação. Porém, inexistem mecanismos articuladores entre esses meios legais e normativos para sua perfeita eficácia. (...) Espera-se que as autoridades responsáveis em promover pesquisas e ações de EASS no contexto das MCs cumpram a legislação e as normas em vigor. A EASS possui vigor e riqueza para servir como instrumento transversal para a solução a curto, médio e longo prazos dos graves problemas socioambientais causados, principalmente, pelo Aquecimento Global." Leia o artigo na íntegra.
Para ler o artigo, clique no link "Full Screen" e ajuste o tamanho da fonte do artigo no botão "Zoom +".


Ed. Ambiental p/ Sociedades Sustentáveis e Enfrentamento dos às Mudanças Climáticas no Brasil

Nenhum comentário: